domingo, 9 de setembro de 2012

COMUNISMO E CRISTIANISMO

Nunca escondi que sou religioso e cristão. Acredito no ideal que Jesus Cristo representa e que se for vivido plenamente, representa uma sociedade ideal e infelizmente utópica.

Mas nestes dias, com o aniversário da morte da Madre Teresa, a Festa do Avante e com a minha "vivência" no Facebook, sou obrigado a reconhecer, e partilhar, que há mais congruência nas palavras/actos dos comunistas que nos pios cristãos.

No Avante ouvi a palavra Camarada vezes sem conta, invariavelmente a preocuparem-se com o meu bem estar, quer seja para me darem uma garrafa de água ou para saber se já comi e estou bem. No Facebook leio mensagens sem fim a proclamar leituras bíblicas de gente que passa a vida sentada a fazer isso mesmo, escrever citações biblicas!

No Avante vi "camaradas" a trabalhar até á exaustão para que pessoas pudessem ter experiências únicas (desporto, cultura, divertimento), sem receber um tostão e sem esperar nada em troca. No Facebook leio os convites que me mandam para assistir a concertos e cerimónias de pessoas que esperam atingir a salvação eterna, sentadas á frente do PC ou a cantar as bondades de Deus.

No Avante vi actos de civismo e respeito, no meio de dezenas de milhares de pessoas, sem olhar a idades, cores ou ideologias politicas. No Facebook, leio mais tweets e publicações de pessoas escolhidas á priori só por andarem a alabar publicamente o Senhor.

Não julgo porque não me compete, nem é a minha intenção ou função. Mas não compreendo nem me revejo num cristianismo digital ou em cristãos que vivem a vida em função da sua própria felicidade, sem fazer a coisa mais simples que Jesus pediu. Dar e dar-se aos outros, mesmo que para isso tenhamos que sacrificar algo que nos é querido.

Saio hoje da Festa do Avante o cristão do costume, mas um pouco mais "comunista", porque sempre fui admirador de congruência entre o que pregamos e o que fazemos. Por isso admiro a "minha" Madre Teresa, por isso admiro os meus amigos do Desporto do Avante, e por isso já me enjoa ler tanta treta pseudo cristã no Facebook....

Sem comentários:

Enviar um comentário